sábado, 29 de setembro de 2012

Autodesk SketchbookPro

Muito boa tarde, senhoras e senhores. Aqui quem fala é "Creito", da seção de tecnologia(?).
Tecnologia... Uma coisa sempre em avanço, em uma velocidade hoje em dia tão alucinadamente alta que é até difícil escolher sobre o que falar aqui.

Então provavelmente falarei de coisas já ultrapassadas, e etc, mas mesmo assim, úteis.
Para ver as imagens mais detalhadamente, basta clicá-las.

Meu primeiro post é sobre um programinha MUITO interessante e extremamente simples e intuitivo de usar. Autodesk SketchbookPro. Sinceramente, a primeira vez que olhei pro programa rodando "pelado", pensei: "nossa, esse troço deve ser complicado pra caramba de usar... Não tem nada para clicar!!!"



Estava MUITO errado... Assim que foram abertas as opções e janelas do programa, fiquei MARAVILHADO!



Qualquer pessoa que conheça um pouco de cada objeto na vida real e mexe um pouco com o paint sabe o que faz cada ícone. Mas aí vem mais surpresas... Cada um dos ícones vem ainda com uma janela de customização. Você pode alterartanto a grossura do traço como a força aplicada. No caso dos lápis, até mesmo o tipo dele(Variando de 4H até 14B)

Um outro fator que me fez ficar louco pelo programa é o sistema de ecolha de cores. Com 6 definições principais, com os valores máximos de RGB, é possível também escolher, na roda em volta, uma cor customizada, e ainda no triângulo em baixo a tonalidade da cor.


Há diversas outras ferramentas muito úteis, como a régua, que mostra a posição do ponto (X) e a angulação que está sendo usada, as ferramentas de espelho horizontas e vertical, que podem ser usadas juntas ou separadas, uma ferramentea de construção de elipses, que mostra o ponto central, o tamanho da circunferência e a angulação da elipse, o sistema de camadas, que permite desenhar em folhas sobrepostas separadas, e ainda permitindo que se mesclem de maneiras diferentes, de acordo com o tipo de mesclagem desejada(Usuários de photoshop conhecerão)... São tantas coisas que ainda não consegui ver direito o programa por completo. E para pessoas que usam Tablets e Stylus, há ainda a opção de reconhecimento de pressão, que altera o tamanho e força dos pincéis, de acordo com a pressão exercida com as canetas, tal qual as ferramentas reais.

É um programa MUITO bom, recomendo a qualquer um. As primeiras vezes sempre são mais difíceis com qualquer coisa, mas o esforço vale a pena. Uma coisa para se tomar cuidado, porém, é o formato em que se vai salvar o arquivo. O programa salva as imagens com extensão .tif como padrão, por este salvar em camadas. Mas é possível também salvar como jpg, bmp e muitas outras, mesclando automaticamente as camadas(e impossibilitando a separação depois).




Nenhum comentário:

Postar um comentário