sábado, 3 de novembro de 2012

Um dia novo, uma sensação que há um tempinho não sentia... Transbordando produtividade. Então, aproveitarei que minhas capacidades aumentaram hoje, e me empolgarei ensinando um pouco sobre um dos tipos de arquivo que mais mete confusão e medo nas pessoas novas (ou muito antigas) com PCs.




Da primeira vez que a maioria das pessoas arranjam esse pequeno tesouro em forma de arquivo, se intimidam por não fazer a menor idéia do que usar para abrir, executar ou o que quer que seja que poderiam fazer com ele. Sem estresse, não é difícil. Primeiro, uma explicação simples sobre o arquivo.
Quem hoje em dia não conhece os CDs(ou porta-copos), DVDs e Blu-rays? Você pega na mão, vê ele, simples assim. Foram produzidos há pouco tempo, tomaram seu lugar no mundo, e já estão indo pro desaparecimento (Se não me engano, o blu-ray já vai ser substituído por um "CD" vermelho...).






Enfim. O arquivo iso é simplesmente um desses pequenos discos que armazenam dados, mas totalmente digital. Pensem em cada arquivo ".iso" como sendo um CD dentro do seu próprio computador. Obviamente, como todo e qualquer CD/DVD/B-R, esses arquivos precisam de um leitor próprio. É aí que entram os programas de leitura dos arquivos. Você pode abrir qualquer iso usando o Daemon Tools (eu uso a versão Lite). Ele funciona como um leitor de CD, então toda vez que você abrir um arquivo iso, vai aparecer como um CD no seu explorer (Windows explorer, não o internet explorer, pelamor!).




No caso, tenho 4 "CDs" (Chamados de midias) virtuais, isto é, posso montar 4 isos ao mesmo tempo (O que por si só já é um absurdo, pra que vou usar 4 ao mesmo tempo?????)

Enfim, há outros programas que também utilizam os arquivos iso para gravá-los em CDs de verdade (Caso você queira guardar o arquivo para perder depois) e para transformar CDs de verdade em arquivos (Chamado de "montar uma imagem virtual").

Arquivos .iso possuem uma versatilidade ENORME, podem ser compactados em uma infinidade de outros arquivos com extensões diferentes(SEM a utilização do winrar), como por exemplo .MDX, .MDS, .MDF, .CCD, .CUE, .APE, .FLAC, .ISZ, .CDI, .B5T, .B6T, .BWT, .NRG, .CSO, .GCZ, etc, etc, etc...(E bota ETC. nisso... - Obs.: Não acho que exista .ETC, ok?)

Agora, eses arquivos com tantas extensões malucas e bizarras podem ser também lidos por outros programas. Um exemplo são os GCZ, um tipo de .iso compactado especialmente para o uso do emulador de WII, chamado "Dolphin". (Esse programa tem uma história tão emocionante, me faz querer chorar de emoção.) Enfim, os emuladores de video-games também utilizam os arquivos ".iso" e muitos também fazem uma conversão/compactação própria, ajudando a economizar espaço em sua HD. Arquivos .iso também são melhores para se usar com emuladores porque não precisam ser "lidos em tempo real". Um leitor de CD precisa ficar rodando para ler o arquivo e transmitir os dados para o programa que você quer usar com o CD. Isso acontece com qualquer tipo de CD(Arquivos ou música). No caso de uma imagem virtual montada, o computador pode ler o arquivo como um todo, economizar a energia que usaria rodando o CD, e rodar o arquivo com uma velocidade maior, sem precisar fazer leituras periódicas (Jogadores de PS que o digam..)

Acho que esses dois últimos parágrafos ficaram um tanto pesados para o pessal ler, e um pouco confusos também... Farei um resumo simples:
".ISO" é tudo de bom, não precisa ter medo. Procurem o programa que você se familiarizar melhor para lê-los, e eles serão uma felicidade enorme no seu computador. Há diversos outros usos para esses arquivos, mas acho que para um começo já está mais do que bom. Boa caçada, pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário